ABLAÇÃO DA TIREÓIDE

Procedimento não cirúrgico inovador e minimamente invasivo para tratar nódulos da tireóide.

A ablação por radiofrequência trata nódulos na tireóide de maneira segura, sem necessidade de remoção cirúrgica parcial ou total da glândula, preservando a sua função de produção hormonal e permitindo ao paciente uma recuperação e retorno rápidos à sua rotina.

BENEFÍCIOS DA ABLAÇÃO DE NÓDULOS DA
TIREOIDE POR RADIOFREQUÊNCIA

COMO FUNCIONA A ABLAÇÃO DA
TIREOIDE POR RADIOFREQUÊNCIA

A ablação por radiofrequência dos nódulos da tireóide é um método inovador que permite o tratamento sem a intervenção cirúrgica tradicional, ou seja, a retirada parcial ou total da glândula tireóide (tireoidectomia).

Considerando que somente cerca de 5% dos nódulos da tireóide são cancerosos, a ablação por radiofrequência é um tratamento que visa atender grande parte dos casos, com incômodo reduzido para o paciente. Preserva-se a função da glândula, sem os efeitos colaterais da tireoidectomia, como o uso de hormônios, dificuldade para engolir, alterações na voz, cicatriz, entre outros. 

A radioablação permite que sejam destruídos vários nódulos por vez, sem que impacte na qualidade de vida do paciente.

CAUSAS E SINTOMAS DE
NÓDULOS DA TIREÓIDE

Nódulos na tireóide são uma condição usual comum, especialmente em mulheres após os 50 anos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, cerca de 60% dos brasileiros podem desenvolver nódulos da tireóide em algum ponto da sua vida.

De modo geral, os nódulos tireoidianos são benignos.  Dependendo do seu tamanho podem causar desconfortos, como sensação de caroços ou aperto no pescoço, dor no local, dificuldade para respirar ou engolir, tosse incessante e rouquidão ou alterações da voz. 

INDICAÇÃO PARA A ABLAÇÃO DOS
NÓDULOS DA TIREÓIDE

A avaliação do método cirúrgico adequado é individualizada e multifatorial, sendo necessária avaliação médica, bem como a prescrição de tratamentos complementares, se necessário.

Principais indicações para a radioablação:

ESPECIALISTAS

Pioneiros em Cirurgia Robótica de Cabeça e Pescoço no Estado de Santa Catarina.
Habilitados em cirurgia robótica e videolaparoscopia, métodos minimamente invasivos.

Dr Thiago - Otorrinolaringologista

Dr. Thiago Branco Sônego

CRM 14727 RQE 11435 RQE 12109

Dr Eduardo - Otorrinolaringologista

Dr. Eduardo Martignago

CRM SC 8751 RQE 3248

PERGUNTAS FREQUENTES

Sim, é um procedimento seguro, minimamente invasivo. O paciente não sofre nenhum tipo de corte nem precisa ser submetido à anestesia geral. Por ser um procedimento de alta precisão, não danifica a glândula tireoide nem outros tecidos e nervos.

A ablação por radiofrequência dos nódulos da tireóide é um tratamento minimamente invasivo, que permite o tratamento sem a intervenção cirúrgica tradicional, ou seja, a retirada parcial ou total da glândula tireóide (tireoidectomia). O procedimento é feito sem cortes, sem necessidade de anestesia geral nem internação hospitalar. Além disso, a recuperação do paciente é rápida e indolor. 

Estudos internacionais relatam efeitos colaterais em pouquíssimos pacientes submetidos à ablação. Os mais comuns são hematoma local, febre e disfonia durante o período de recuperação.

Dependendo do tamanho do nódulo, o paciente não apresenta nenhum sintoma. Nódulos aumentados podem causar dificuldade de engolir e respirar, sensação de aperto no pescoço e rouquidão, além de prejuízos estéticos.

Não há recomendação. A ablação trata o nódulo, sem impactar no funcionamento da tireoide.

CONVÊNIOS

A Ötri realiza consultas, exames e tratamentos em Otorrinolaringologia e em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.  Atendemos diversos planos de saúde e também realizamos atendimentos particulares. 

Confira a seguir, os convênios atendidos na Ötri:

Otri

OTRI © 2022 – Todos os direitos reservados.

Centro de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço de Blumenau Ltda.

CNPJ: 04.380.138/0002-03

Diretor Técnico: Dr Eduardo Martignago | Otorrinolaringologista e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

CRM/SC 8751 RQE 3248

Este site respeita as normas do Conselho Regional de Medicina. Tem caráter meramente informativo e não substitui a consulta médica.

Desenvolvido por VINO Marketing Digital

vino-mkt.com