O que o exame de audiometria revela?

Por:
Publicado em 03/12/2018 - Atualizado 08/02/2019

Seja por traumas externos ou pelo envelhecimento do organismo, a audição humana vai ficando cada vez mais comprometida com o passar dos anos. Para não perder totalmente a capacidade de ouvir, é preciso adotar medidas preventivas e realizar exames médicos a fim de identificar a saúde auditiva do paciente. Um dos mais comuns é o exame de audiometria.

Para que serve a audiometria?

O exame de audiometria tem por finalidade avaliar a audição do paciente, identificando sua capacidade para ouvir e interpretar sons. O procedimento permite identificar possíveis alterações auditivas e auxiliar o médico a indicar as medidas preventivas ou tratamentos  mais adequados para cada caso.

O exame de audiometria é indicado para pacientes com suspeita de perda auditiva ou que sofrem traumas, como tímpano rompido, infecções no ouvido ou exposição excessiva a ruídos muito altos. Quem possui histórico familiar de perda auditiva também deve realizar o exame como medida preventiva.

Existem dois tipos de exame de audiometria: a tonal e a vocal. Saiba mais sobre eles!

Audiometria tonal: avalia o grau de audição do paciente em relação a sons emitidos em diversas frequências. Pode ser realizado por via aérea comum ou por via óssea.

Audiometria vocal: avalia a capacidade que o paciente possui para entender a voz humana. O examinador emite sons orais para que paciente demonstre sua percepção e compreensão da fala.

Como é feito o exame de audiometria?

No exame de audiometria tonal, o paciente é colocado em uma cabine acústica, que impede a entrada de sons ambientes e possui uma placa de vidro pela qual o examinador e o paciente ficarão em contato visual.

O paciente deve, então, colocar um fone de ouvido de alta precisão. Em seguida, o médico responsável irá emitir sons em diferentes decibéis para que o paciente possa dar sua resposta sobre cada som emitido. Geralmente, isso é feito por meio de sinais previamente combinados, como levantar a mão, por exemplo.

Já no exame de audiometria vocal, paciente examinado deve repetir as palavras ditas pelo examinador.

Como se preparar para o exame?

O exame é bastante simples e indolor, com duração de 40 minutos, aproximadamente. As recomendações consistem, basicamente, em ter uma boa noite de sono um dia antes do exame e procurar ficar em repouso acústico, evitando ambientes com ruídos muito altos no dia anterior e no dia do exame.

O exame é fundamental para identificar desde perdas auditivas leves até perda de audição profunda. Ao menor sinal de problemas na audição, o mais recomendado é procurar um otorrinolaringologista para evitar que ocorram maiores complicações e garantir que sua capacidade auditiva dure por muito mais tempo.

Além disso, a consulta regular, mesmo que não haja sinais aparentes de perda auditiva, pode ajudar a identificar precocemente possíveis alterações na audição do paciente. Visitas periódicas são indicadas para a prevenção de doenças e combate às possíveis complicações.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para conhecer os exames e a equipe médica da Ötri. Realizamos diversos exames na área de otorrinolaringologia e oferecemos tratamentos para atender às necessidades de cada caso. Agende sua consulta!

Fontes:

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia

Material escrito por:
- Otorrinolaringologia - CRM 17436 RQE 9406

Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Dr. Tobias Torres é especializado em Otorrinolaringologia pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e em Otologia e Implante Coclear pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Seu principal interesse é o tratamento otológico.

Gostou? Compartilhe nas suas redes!