Existe um tipo de tratamento para cada fator causador do ronco, que pode fazer com que ele diminua, ou até mesmo pare por completo. Para pacientes com obesidade, por exemplo, a perda de peso já pode ser o suficiente para cessar os roncos.
Uma boa medida para diminuir os roncos é evitar dormir logo depois de se alimentar, e de preferência ingerir alimentos leves e de fácil digestão antes de se deitar. Além disso, deitar de barriga para cima pode pressionar as vias aéreas, causando o ronco. O ideal é dormir de lado.
Alguns pacientes podem se beneficiar de um aparelho intraoral feito por dentistas especializados. Outro tipo de tratamento possível é o cirúrgico. Dependendo do nível de obstrução das vias aéreas do paciente, o otorrinolaringologista pode recomendar uma cirurgia para tratar o ronco.
Por fim, em casos em que o ronco está associado à apneia do sono, o paciente pode fazer uso da CPAP, uma máscara facial que deve ser utilizada durante todo o sono. Este aparelho introduz o ar ambiente sob pressão diretamente nas vias aéreas do paciente, evitando seus roncos.