A dor de garganta é um problema comum que afeta pacientes de diferentes idades em qualquer época do ano, sobretudo nas estações mais frias, causando dores, incômodo e outros problemas de saúde, caso não seja tratada adequadamente.
O primeiro passo para ficar livre dessa complicação é analisar se trata-se de uma infecção ou inflamação na garganta, já que os problemas apresentam diferença, apesar de muitas pessoas acreditarem ser a mesma coisa.
Essa crença popular pode levar os pacientes a se automedicarem com remédios para tratar inflamação na garganta, quando, na verdade, estão com infecção e vice-versa. Para esclarecer as dúvidas a respeito deste assunto, preparamos este artigo com as principais diferenças entre infecção e inflamação na garganta. Confira!
Afinal, estou com infecção ou inflamação na garganta?
A inflamação é causada por uma resposta do próprio organismo a uma agressão no nosso corpo. Em muitos casos, a inflamação acontece quando somos expostos a uma queda de temperatura muito brusca ou quando tomamos algo muito gelado, por exemplo. Essa mudança de temperatura em nosso corpo afeta a mucosa, e para se defender, o organismo causa a inflamação.
Geralmente, a inflamação na garganta está associada a infecção, mas elas não são sinônimos. A infecção é causada por agentes externos, como vírus, bactérias ou até mesmo fungos e acontece quando o sistema imunológico não consegue combater esses microrganismos.
Para saber se o seu caso é infecção ou inflamação na garganta, é preciso ficar atento aos sinais. É comum que no processo inflamatório o paciente apresente os seguintes sintomas:
- Calor (aquecimento).
- Rubor ou hiperemia (vermelhidão).
- Edema (inchaço).
- Hiperestesia (dor ao toque).
- Perda de função.
Os sintomas da infecção decorrem da ação do microrganismo causador da doença em nosso organismo, sendo que os principais são:
- Febre
- Dor no local
- Formação de pus
- Dores musculares
- Fadiga
- Tosse
Quais são os principais tipos de infecção na garganta?
A infecção pode atingir várias partes da garganta e, por isso, existem diversos tipos de infecção. Conheça os tipos mais comuns.
Amigdalite
A amigdalite é causada por uma infecção que ocasiona inchaço nas amígdalas, responsáveis por evitar a presença de microrganismos infecciosos em nossa boca. Como as amígdalas são a primeira barreira de defesa contra bactérias, vírus e fungos que entram pela boca, as chances de serem infectadas são maiores, sobretudo no inverno ou em períodos que o ar está muito seco.
As principais vítimas da amigdalite são crianças e jovens. Os sintomas incluem dor de garganta, dificuldade para engolir, febre, dor de cabeça, dentre outros.
Laringite
Como o próprio nome diz, a laringite é uma infecção causada na laringe, órgão do sistema respiratório que se estende da faringe até a traqueia e é responsável pela nossa voz. Quando um vírus ou bactéria se instala na laringe, ocorre inchaço na região, que por sua vez leva a alteração das cordas vocais, ocasionando rouquidão e dificuldade para falar. A laringite, no entanto, é uma doença rápida e não costuma durar mais do que duas semanas.
Faringite
Causada na região da faringe, parte superior da garganta, a faringite, geralmente, é provocada por uma infecção viral, mas também pode ter origem bacteriana. Os principais sintomas da doença são dor, irritação e coceira, mas podem desaparecer rapidamente com um tratamento adequado. Assim como as demais infecções na garganta, a faringite é mais comum no inverno e pode ser resultado de uma gripe ou resfriado.
Como se prevenir?
A infecção ou inflamação na garganta são fáceis de serem evitadas, desde que se tome os cuidados necessários e adote hábitos de vida saudáveis. Saiba como se prevenir!
Mantenha uma alimentação saudável
Na maioria das vezes, a infecção ou inflamação acometem indivíduos que estão com o sistema imunológico muito baixo. Uma boa solução para fortalecê-lo é por meio de uma alimentação saudável e equilibrada. Quando nos alimentamos adequadamente fornecemos todos os nutrientes que nosso corpo precisa para conseguir combater vírus, bactérias e outros microrganismos.
Evite cigarro e bebidas alcoólicas
Ter o hábito de fumar e ingerir bebidas alcoólicas contribui para aumentar as chances de desenvolver infecção ou inflamação na garganta, já que, ao passarem pelo local, as substâncias químicas do cigarro e o álcool presente nas bebidas colaboram para enfraquecer as defesas do organismo, tornando-o mais propício a apresentar esses problemas.
Beba água
Manter-se hidratado também é um hábito que ajuda a afastar uma infecção ou inflamação de garganta. A água ajuda a regular o bom funcionamento do organismo e colabora para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, o líquido deixa as mucosas da garganta hidratadas, protegendo nosso corpo contra problemas na região.
Quando procurar um médico?
De modo geral, infecções e inflamações na garganta são simples de serem curadas e podem desaparecer sozinhas depois de algum tempo. Quando o problema persistir e o quadro se agravar, é recomendado procurar a ajuda de um otorrinolaringologista para realizar um diagnóstico preciso e receber o tratamento adequado.
Independente se seu quadro for simples, evite a automedicação. Tomar remédio por conta própria pode causar efeitos indesejados e outros problemas de saúde, além de não combater o problema.