Meu filho ainda não fala. É só preguiça?

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Publicado em 04/11/2018 - Atualizado 08/02/2019

Um dos momentos mais aguardados pelos papais e mamães é a pronúncia da primeira palavra do bebê. Esse momento tão esperado pode causar algumas dúvidas nos pais, principalmente se eles notarem que a criança está demorando muito tempo para se comunicar. Mas você sabe qual é o momento certo para o desenvolvimento da fala infantil?

Desde o nascimento até os 11 meses de vida, o bebê é capaz de emitir alguns sons, que são apenas ruídos ou resmungos. A pronúncia da primeira palavra com significado acontece por volta dos 12 meses, período em que o desenvolvimento da fala começa a evoluir. Pequenas frases começam a ser emitidas pelas crianças a partir dos 2 anos de idade, e, por volta dos 3 anos e meio, a fala das crianças já está bastante desenvolvida.

Quais fatores influenciam o desenvolvimento da fala infantil?

Basicamente, o desenvolvimento da fala infantil se dá por 5 fatores principais: aspectos sociais, perceptivos, cognitivos, conceituais e linguísticos.

No aspecto social, as crianças inferem a intenção comunicativa de quem emite uma palavra ou frase e utilizam esse contexto para orientar sua aprendizagem de fala. Além disso, crianças que crescem em um ambiente social bastante comunicativo tendem a aprender a falar mais cedo.

O aspecto perceptivo, como o próprio nome diz, está relacionado à percepção do bebê. Ele irá utilizar sua perceptibilidade para tentar entender o contexto e as palavras que estão ao seu redor.

O aspecto cognitivo está ligado à frequência em que a criança é exposta a estímulos auditivos. Quanto mais ela ouvir frases e palavras, mais rápido ela irá desenvolver suas habilidades de fala.

No aspecto conceitual, a fala das crianças é influenciada pelo conhecimento de mundo. Geralmente, crianças que têm maior entendimento sobre palavras relacionadas a um conceito específico, como tempo, localização, tamanho, etc. conseguem desenvolver a fala em um período de tempo mais curto.

Por fim, o aspecto linguístico ajuda a criança a compreender o significado das palavras e a entender a língua do país em que nasceu. Nesse aspecto, quanto mais amplo o vocabulário, mais fácil para a criança aprender novas palavras.

Quando se preocupar?

Algumas crianças podem demorar um pouco mais para aprender a falar e isso é normal, já que cada uma tem seu tempo. Mas, por volta dos 18 meses, se seu filho ainda não consegue utilizar palavras para se referir a pessoas, objetos ou brinquedos, o ideal é procurar um médico especialista.

Essa idade é crucial para o desenvolvimento da fala infantil. Não deixe para procurar ajuda quando seu filho estiver com cerca de 2 ou 3 anos. O desenvolvimento tardio da linguagem pode prejudicar o desenvolvimento socioemocional da criança e causar traumas e problemas para o resto da vida.

Quais são os distúrbios de fala mais comuns?

Alguns distúrbios de fala podem comprometer o desenvolvimento da linguagem infantil. Conheça os mais comuns e suas principais características.

Transtorno fonológico

É caracterizado pelo atraso na aquisição de sons e fonemas. Ou seja, a criança não consegue compreender, na idade adequada, o significado e a pronúncia correta de uma determinada palavra, o que pode gerar a produção de sons com nenhum significado.

Disfemia – a gagueira

Começa a aparecer entre os 2 e 3 anos de idade. A gagueira provoca rupturas e disfluências na fala, fazendo com que haja prolongamento de sílabas e sons na fala da criança.

Projeção frontal da língua

Também conhecido como língua presa, esse problema provoca um mau posicionamento da língua, que acaba por não deixá-la no espaço ou na posição correta para assegurar o tônus adequado.

Distúrbios de articulação

As crianças que apresentam esse distúrbio têm dificuldade em controlar os músculos usados para reproduzir a fala, ocasionando problema na linguagem e na emissão de sons.

Dislexia

A dislexia prejudica o desenvolvimento infantil de maneira geral. Na fala, a criança apresenta dificuldade para formar sílabas, para pronunciar palavras longas, além de demorar mais tempo para aprender a falar.

Os distúrbios podem ser identificados através de exames específicos solicitados por um otorrinolaringologista. Lembre-se que quanto mais cedo o problema for identificado, mais chances seu filho têm de desenvolver uma fala normal.

Esperamos ter ajudado com as orientações acima. Se restou alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco.

Fontes

Revista Médica de Minas Gerais;
Dráuzio Varella;
Manual MSD

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