Quando alguém te pediu para falar uma palavra difícil, talvez a palavra escolhida tenha sido “otorrinolaringologista”. Você pode até ter tentado pronunciar o termo inúmeras vezes, mas sabe qual é a especialidade do otorrino e quais doenças ele trata?
Para esclarecer essas questões, o Doutor Nelson Fabrício, otorrinolaringologista membro do Grupo Otri, fala um pouco mais sobre a otorrinolaringologia abaixo. Acompanhe e tire suas dúvidas sobre essa especialidade essencial para a saúde humana.
Afinal, o que o otorrinolaringologista faz?
De acordo com o Doutor Nelson, em uma visão mais simples, o otorrino é o médico que cuida do ouvido, do nariz e da garganta. Em uma visão mais complexa, o especialista dessa área atua tratando problemas e doenças relativos à audição, equilíbrio, seios da face, estética da face, boca, amígdalas, cordas vocais e pescoço, como a tireoide, por exemplo.
Apesar de cuidar de uma área relativamente pequena do nosso corpo, o especialista explica que a otorrinolaringologia é responsável pela saúde de órgãos nobres. “Distúrbios da deglutição, da audição, da respiração, do equilíbrio podem prejudicar imensamente nossa vida. Portanto, cuidar destes sistemas é fundamental”, afirma.
O otorrinolaringologista tem um papel essencial para manter a qualidade de vida das pessoas: “Como todos esses órgãos e sentidos estão conectados, um problema do nariz leva a um problema do ouvido ou da garganta. E assim sucessivamente”, explica. Dessa maneira, o médico dessa área ajuda a manter as partes desse grupo corporal funcionando em perfeita harmonia.
Quais são as principais doenças tratadas pelo otorrinolaringologista?
A quantidade de doenças no nariz, ouvido e garganta pode parecer pequena em um primeiro momento, mas o Doutor garante que a lista é extensa. Desde pequenas perdas auditivas até obstruções graves no nariz, o otorrino é o médico responsável por tratar uma série de doenças em nosso corpo. Confira as principais:
Doenças no ouvido
- otites
- diminuição da capacidade auditiva
- perfuração do tímpano
- distúrbios no labirinto
Doenças na garganta e boca
- amigdalite
- faringite
- rouquidão
- ronco
- apneia
- falhas na voz
- nódulos e pólipos na garganta
- alterações nas pregas vocais
Doenças no nariz
- rinite
- sinusite
- desvio de septo
- obstruções nasais
- doenças alérgicas
- sangramento no nariz
O otorrinolaringologista também é o especialista que pode tratar doenças relacionadas às cirurgias de cabeça e pescoço, como as da glândula tireoide. Além disso, o câncer de nariz, boca, laringe e pescoço,
Quando se consultar com um otorrino?
O Doutor Nelson orienta que, ao apresentar um sintoma leve ou pequenas alterações no ouvido, nariz ou garganta, o ideal é procurar ajuda médica imediatamente. “A demora na busca do diagnóstico profissional pode interferir no resultado do tratamento.”, ressalta.
Quanto mais cedo o problema for identificado, mais fácil será para receber o tratamento adequado e alcançar uma resolução com eficácia. Isso porque a consulta permite que o otorrino avalie cada caso para definir a real fonte do problema e atuar na correção da melhor forma possível.
O doutor esclarece que não existe um momento específico para a consulta otorrinolaringológica. Segundo ele, “o seu corpo vai avisar que algo está errado. E como são órgãos nobres e de sentido, o aviso costuma ser rápido”, diz.
Sinais para se atentar
Sabe aquele volume da TV que andam pedindo para diminuir? Aquele ronco que é difícil de tolerar. Uma “bolinha” no pescoço que está custando para ir embora. Uma tontura que é fraca e dura pouco, mas você vem sentindo cada vez mais vezes. Esses são alguns dos exemplos possíveis de sinais para se atentar sobre a saúde otorrinolaringológica.
“São situações corriqueiras entre tantas que podem indicar que algo vai mal e que identificar o causador do problema trará uma solução mais fácil e evitará complicações futuras”, reforça o especialista. Por isso, a consulta com o otorrinolaringologista é tão importante.
Quer saber mais o que o otorrinolaringologista faz? Navegue por nosso site e conheça todos os exames e tratamentos realizados pelo Grupo Otri.