DiagnósticosGarganta

A garganta é o corredor de entrada do nosso organismo. Por estar sempre em contato com agentes externos, essa região pode ser o sítio de infecções (virais e bacterianas) e tumores (especialmente ligados ao tabagismo). Além disso, pode ser a fonte do ronco, da apneia do sono e de distúrbios da voz.

Entre os problemas mais comuns que acometem a garganta, estão:
Adenoidite

Adenoidite

As adenoides também fazem parte do sistema imunológico humano. O processo inflamatório de repetição das adenoides e a hipertrofia (aumento de tamanho) podem prejudicar a respiração, causar ronco e obstruir a tuba auditiva (ou Trompa de Eustáquio). Dessa forma, a adenoide pode interromper o canal de comunicação entre o nariz e o ouvido e gerar complicações, como otites e perdas auditivas.

Amigdalites

Amigdalites

As amígdalas são duas pequenas estruturas que fazem parte do sistema linfático e imunológico. A inflamação das amígdalas (amigdalite) é um problema bastante comum, especialmente na infância. Quando isso acontece, as amígdalas incham e interferem na passagem de alimentos. Algumas complicações podem surgir em decorrência de uma amigdalite, como febre reumática, por exemplo.

Distúrbios da Voz

Distúrbios da Voz

Sintomas como alterações na voz, tosse frequente, alterações no timbre da voz e rouquidão frequente podem ser sinal de distúrbios vocais. Podem ocorrer por abuso da voz sem a devida técnica (gritar ou sussurrar muito), por alterações anatômicas congênitas (presentes desde o nascimento), infecções virais e bacterianas ou por tumores. Cuidados com a alimentação e a ingestão adequada de água também podem ajudar a manter a saúde da voz.

Ronco e Apneia do Sono

Ronco e Apneia do Sono

O ronco é provocado pela passagem do ar nas estruturas moles das vias aéreas superiores, fazendo com que elas vibrem. Já a apneia do sono é caracterizada por paradas respiratórias repetidas durante o sono. Flacidez e algumas alterações anatômicas, como o desvio de septo nasal e hipertrofia das amígdalas, podem favorecer tanto a ocorrência de ronco quanto a apneia do sono.

Exames para o Diagnóstico de Problemas da Garganta

O Médico Otorrinolaringologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças que afetam a garganta. Para isso, ele poderá solicitar os seguintes exames:

Video-Faringolaringoscopia

A Video-Faringolaringoscopia é um exame endoscópico, realizado com uma microcâmera de alta definição. É rápido e praticamente indolor. Em alguns casos, pode ser usado spray anestésico para diminuir o desconforto. A principal função da Video-Faringolaringoscopia é ver e gravar as estruturas internas da faringe e da laringe, para o diagnóstico e acompanhamento de doenças nessas regiões. O exame é indicado para casos de ronco, dor de garganta, tosse persistente, desconforto respiratório, alterações da voz e avaliação oncológica.

Videolaringoscopia

A Videolaringoscopia é um exame endoscópico, realizado com uma microcâmera de alta definição. O exame é rápido, realizado no consultório do Otorrinolaringologista, e indolor. Através dele, o médico pode ver regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe, obtendo informações importantes para o diagnóstico e acompanhamento de doenças na região. A Videolaringoscopia é indicada para casos de ronco, dor de garganta, tosse persistente, desconforto respiratório, alterações da voz e avaliação oncológica. Pode também ser indicada para intervenções terapêuticas, como retiradas de corpos estranhos e cauterização de lesões.