Sinais importantes para você se ligar na saúde da tireoide

Por:
Publicado em 12/09/2018

Cuidar da saúde da tireoide é muito importante para prevenir possíveis distúrbios metabólicos relacionados à glândula. Responsável por produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), a tireoide é capaz de influenciar todas as células do organismo, mantendo o bom funcionamento de órgãos vitais como cérebro, coração, rins, fígado e até mesmo a pele.

Para se ter uma ideia, durante o período gestacional, a tireoide saudável é fundamental para o bom desenvolvimento do feto. A tireoide também é responsável por promover o crescimento e desenvolvimento de adolescentes e crianças. Além disso, tem um papel importante na regulação dos ciclos menstruais, peso, memória, fertilidade, humor e controle emocional.

Mas o que será que acontece ao nosso organismo, quando a tireoide apresenta problemas? Vejamos uma lista das principais alterações no corpo humano, quando a tireoide encontra-se debilitada. Fique atento se perceber algum desses sinais, talvez seja a hora de procurar ajuda médica. Confira.

Sinais para compreender como anda a saúde da tireoide

Quando a tireoide não está em perfeito funcionamento, passa a liberar os hormônios em quantidade irregular. Essas manifestações podem desencadear distúrbios tireoidianos, produzindo hormônios em menor quantidade e levando ao hipotireoidismo ou produzindo em excesso, o que desencadeia o hipertireoidismo. Vejamos algumas alterações que acontecem no caso de distúrbios metabólicos da tireoide.

No caso de hipotireoidismo:

  • intestino lento;
  • alterações da memória;
  • cansaço excessivo;
  • sonolência;
  • aumento do colesterol;
  • dores articulares e musculares;
  • depressão.
  • alterações nas unhas e cabelos

No caso de hipertireoidismo:

  • emagrecimento;
  • coração acelerado; palpitação
  • intestino solto;
  • agitação;
  • insônia.

Sintomas mais sérios de disfunções na tireoide

É importante ressaltar que outras manifestações de disfunções na tireoide podem surgir em estado alarmante ou mesmo apresentar sintomas imperceptíveis sem um exame mais detalhado. Por isso, é fundamental visitar frequentemente um profissional de confiança e investigar mais a fundo o que pode estar acontecendo.

Surgimento do bócio endêmico

O bócio é o aumento da glândula tireóide. Além da formação de nódulos na região anterior do pescoço, pode ocorrer tosse frequente, dificuldade de deglutir e respirar.

Embora seja visível, o bócio deverá ser examinado clinicamente pelo profissional, além da solicitação de exames de sangue, para identificar a quantidade de hormônio TSH, assim como ultrassonografia.

A biópsia também poderá ser indicada para examinar a natureza do bócio, se este tem caráter maligno ou benigno. É importante lembrar que as disfunções na tireoide podem, ou não, ser seguidas do surgimento do bócio.

Atenção aos nódulos tireoidianos

Os nódulos na tireoide são caroços que aparecem na glândula, podendo ser únicos ou múltiplos, sólidos ou císticos e de variados tamanhos. Os nódulos podem ser malignos ou benignos. Quando apresentar sintomas, esses poderão ser: rouquidão, aumento dos gânglios no pescoço, dificuldade de engolir ou respirar.

Por raramente causar sintomas, esse é um sinal que deve ser investigado mediante a consulta regular a um endocrinologista. Por isso, é tão importante palpar a glândula frequentemente, a fim de perceber a presença de algum nódulo e recorrer o quanto antes à ajuda médica. O cirurgião de cabeça e pescoço será acionado quando for necessário realizar uma cirurgia na região.

Compartilhe esse conteúdo com amigos e familiares, os distúrbios da tireoide são mais comuns do que pensamos.

Gostou? Compartilhe nas suas redes!